Criado em agosto de 2011, o Projeto Avi Yetomim ( “ pai dos órfãos” , em hebraico) é dirigido a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, órfãos de pai, mãe, ou ambos, procedentes de famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

 

Tem como objetivo, proporcionar a esses menores oportunidades, condições e orientações para seu pleno desenvolvimento pessoal, social e profissional. O serviço social do Ten Yad realiza a partir da indicação, a triagem, matricula, acompanhamento e intervenção, num atendimento individualizado, onde se priorizam as necessidades de cada caso.

Metodologia:

  • A triagem inicial é realizada por Assistente Social e a absorção do menor só é feita após apresentação à equipe do Serviço Social do Ten Yad.

 

  • Cada caso é trazido ao conhecimento da Assistente Social responsável pelo projeto através de encaminhamentos de outras instituições ou por iniciativa própria. A matricula de cada menor é realizada após entrevista inicial com um responsável legal, onde são identificadas as características daquele menor e apontadas suas necessidades.

 

  • Na sequência é realizada uma Visita Domiciliar para conhecer as condições de vida daquela família; num terceiro momento é feito contato com colaterais (escola, parentes, e outras instituições que atendem a família).

 

  • Documentos também são analisados para complementação do estudo a ser apresentado a equipe. Uma vez identificadas as necessidades individuais, inicia-se o encaminhamento para os profissionais envolvidos.

 

  • A única exigência do projeto é a matricula deste menor numa instituição de ensino formal.

 

  • Quinzenalmente é realizado acompanhamento através de reuniões com familiares, colaterais, escolas, e equipe multidisciplinar envolvida.